20:10

1.2 - Nutrição


A nutrição pode ser definida como o processo biológico a obtenção e utilização de substâncias orgânicas por parte de organismos (vegetais e animais), ocorrendo mediante a admissão das substâncias no tracto digestivo, degradação intra ou extra celular das mesmas e sua posterior passagem ao sistema circulatório.

Este processo tem como principal objectivo servir como fonte principal de energia necessária à realização das mais diversas funções vitais, para a actividade muscular, como reguladora da temperatura corporal, transporte de substâncias, fornecendo ao organismo o material necessário ao seu crescimento, repondo as substâncias consumidas pelo mesmo.
Essencial à sobrevivência do próprio ser humano, a nutrição está englobada ao longo dos anos nos programas de ensino, desde o básico à universidade.
No domínio da saúde, medicina e veterinária, a nutrição é o estudo das relações entre os alimentos ingeridos e a doença ou o bem-estar do homem ou dos animais.


Uma dieta regular e equilibrada, baseada em guias alimentares como as pirâmides e rodas alimentares, é a base de uma boa nutrição garantindo o bom funcionamento do organismo.



A Nutrição desportiva é a disciplina que aplica os estudos de nutrição, fisiologia e bioquímica no desporto e actividade física, com o objectivo de, principalmente, melhorar o desempenho e optimizar a recuperação do atleta, estando por isso directamente relacionada com os cursos de nutrição e de educação física.
Nos dias de hoje considera-se esta componente como um dos factores que mais influencia o rendimento dos atletas, variando de desporto para desporto, sendo claramente o mais importante o treino! Isto tudo por os desportistas apresentares um metabolismo basal cerca de 5% superior ao da população em geral, podendo apresentar uma necessidade calórica até 5 vezes a de uma pessoa sedentária. O atleta deve, então, procurar manter um equilíbrio em cinco áreas: balanço calórico, de nutrientes, hídrico, mineral e vitamínico.