21:27

3 - Necessidades Nutricionais dos Atletas


A alimentação de um desportista, tal como a de qualquer um de nós, deve ser equilibrada. No entanto, ela tem algumas particularidades, pois um atleta, seja ele amador ou profissional, deve ter especiais cuidados antes, durante e após o treino/competição, uma vez que possui necessidades nutricionais acrescidas devido a um maior gasto energético e um metabolismo mais acelerado. 

Independentemente da actividade física praticada, a alimentação deve ser bastante equilibrada e diversificada, tendo em conta o ponto de vista nutricional e preencher todas as necessidades energéticas, de modo a evitar os problemas que podem advir de uma má ou incorrecta nutrição.

Apesar do aconselhamento clínico ser, indubitavelmente, a melhor fórmula, de seguida, descrevemos algumas orientações que um desportista deve seguir tendo em conta os três principais momentos na vida desportiva: antes, durante e após o treino e/ou a competição, sendo evidente que a preocupação do atleta com a nutrição deve acompanhá-lo durante toda a época para que daí possa extrair os máximos benefícios antes de um momento competitivo.