20:09

1.1 - Desporto


A definição do conceito de desporto apresenta várias dificuldades. De facto várias foram as definições apresentadas ao longo do tempo por alguns dos nomes mais ilustres ligados a esta área. Assim, das várias definições concebidas destacamos a de Pierre de Coubertin para o qual “o desporto é um culto voluntário e habitual de exercício muscular intenso suscitado pelo desejo de progressão e não hesitando em ir até ao risco”.

No entanto, esta definição é um pouco vaga dada a complexidade existente no desporto actual. Se, por um lado, algumas actividades desportivas não exigem o adestramento muscular, então estas não se englobavam no conceito de desporto. Desta forma, houve a necessidade de elaborar um conceito que englobasse todos os aspectos envolvidos no desporto. Assim, segundo a Carta Europeia do Desporto, “desporto são todas formas de actividade física, através de uma participação organizada ou não, que têm por objectivo a melhoria da condição física e psíquica, o desenvolvimento das relações sociais ou a obtenção de resultados na competição a todos os níveis.”


A actividade desportiva pode ser aplicada ainda na promoção da saúde em âmbito educacional, pela aplicação de conhecimento especializado em complementação a interesses voluntários de uma comunidade não especializada.